A Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre foi fundada em 1977, e é responsável por coordenar, prestar consultoria e produzir serviços e produtos relacionados às TIC na cidade. São mais de 270 sistemas que servem à prefeitura, às suas diversas secretarias, e à população em geral. Além disso, gerencia toda a estrutura da infovia, que dá acesso à internet, mantém os bancos de dados e backups de toda a prefeitura, sistemas de e-mail, e muitas outras coisas ligadas à tecnologia da informação e comunicação.
Apesar de toda a responsabilidade e importância que a empresa tem para a cidade de Porto Alegre, de do tempo de existência, ela ainda é pouco conhecida pelos cidadãos e cidadãs. Nesse sentido, o projeto de rebranding da Procempa tem como finalidade reestruturar o posicionamento interno e externo da empresa por meio de gestão da identidade de marca, comunicação institucional interna, imprensa, campanhas de endobranding, redes sociais e, iniciando, mídia externa.
O conceito Procempa na Tua Vida já havia, e estava em início de implantação, portanto, o grande desafio foi dar segmento a esse trabalho, pensando em cada ponto de contato da marca, e valorizando a ideia de que a empresa é mais do que cabos subterrâneos e linhas de código, até porque nos comunicamos com toda a população.
Algumas pequenas mudanças importantes
Uma primeira mudança sutil no projeto foi um aumento na saturação do azul da marca, que se adequa às mídias digitais, já que há um compromisso de redução no uso de papel monitorado pela prefeitura. Além disso, a tagline "na tua vida", que até então existia apenas em uma versão especial da marca, foi incorporada à marca principal, e a descrição da empresa foi retirada.
Novos e velhos elementos de comunicação
Com base no antigo manual de identidade visual da empresa, alguns elementos foram mantidos, resgatados ou brevemente reconfigurados para atender à nova proposta de identidade. 
Alguns exemplos: 
_o "chanfro" no canto inferior direito da placa da fachada da antiga sede, e que já era utilizado em antigos cartões de visitas, assumiu papel importante em sólidos geométricos, molduras e grafismos;
_os "ícones da linha da linha da vida" (já existentes), que representam áreas em que a Procempa atua com sistemas e internet, foram propostos também em separado junto à tagline;
_uma das fontes, que era a Din, foi atualizada para a Din-2014, e a Dosis foi substituída pelas famílias Noto Sans e Noto Serif; 
_as cores secundárias, a exemplo do azul, ganharam maior saturação;
_a antiga ilustração da linha da vida foi redesenhada (ilustração da designer e artista Luciana Hoerlle)
Reforço dos caracteres do logotipo, e pro hashtags
Como a marca da Procempa deixou de ter símbolo há muitos anos, os caracteres da marca foram desmembrados para servir como ornamento em muitos locais de aplicação, como nos armários internos das sedes, adesivos, aplicações em redes sociais, capas de documentos, entre outros materiais.
Arquitetura de marca
A Procempa não possui muitas marcas para serem geridas, e se relaciona com muitas marcas externas, sobretudo da prefeitura de Porto Alegre. Portanto, organizar suas apresentações e correlações em termos de comunicação foi de extrema importância.
Submarcas
Com a reestruturação de toda a identidade da Procempa, também foram reestruturadas algumas submarcas que já existiam, e, principalmente, foram organizadas como ativos para comunicação de pautas próprias. 
A marca Smartlab já existia, e foi redesenhada, já as marcas Sistemas de Integridade e CDEI foram criadas.​​​​​​​
Manifesto, Universo Verbal, Plataforma de Marca, Universo Visual, Arquétipo, Tom de Voz
Como forma de dar sustentação à toda a comunicação e contar com a participação de todas as pessoas da empresa, esses itens foram criados colaborativamente por meio de conferências online, exceto o manifesto, que foi escrito e aprovado pela direção e colegas.

Campanhas
Muitos outros aspectos foram contemplados no Branding, que também reflete na comunicação institucional interna e externa. As comunicações internas têm objetivo de aproximar os empregados da empresa e causar participação e engajamento. Já a comunicação externa offline está apenas começando, com o objetivo de levar a marca Procempa ao conhecimento da população de modo ainda mais contundente. A comunicação por redes sociais é o maior ponto de contato com os cidadãos e cidadãos, e segue os preceitos do branding.
Outras coisas
A comunicação acontece dia-a-dia, logo, são muitos os projetos desenvolvidos em muitas áreas do design de comunicação, a partir do branding, e em muitas diferentes formas. São muitas apresentações digitais, campanhas internas, readequações de peças, sinalizações, cartazes e muito mais.
Observações 
Eu, Jonathan, também profissional autônomo do Yorubá, sou servidor público (Analista da Informação e Comunicação) como designer de comunicação e estrategista de branding da Procempa, mas atuando também com copywriting, planejamento, gestão de design e coordenação de equipe.  A apresentação deste trabalho no portfólio foi permitida pela empresa.
Equipe
Coordenação Geral: Liana Rigon
Coordenação de Branding e Design: Jonathan Prateat
Redação e Mídias Sociais: Murilo Rodrigues, Petra Steckel e Sahra Nunes
Produção e Administrativo: João Pedro Queiroz
Design e Ilustração: Luciana Hoerlle e Fabiano de Llano
Design, Logotipo, Ícones da Linha da Vida: Alessandra Pollo, Camila Rockenbach, Cristina Leipnitz, Thaís Arnold Fensterseifer

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